segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Filhos na hora certa

Existe um momento certo para ter filhos?


Não é uma decisão qualquer. Depois do Casamento, podemos dizer que é a decisão mais importante da vida. Ter filhos passou a ser escolha e não destino, no momento de dizer “preparados”, há que ouvir a emoção, mas também convocar a razão.
Se procurarmos num dicionário o significado de decisão, encontramos palavras como determinação, coragem, firmeza, opção, livre escolha. Todas são necessárias quando a decisão se relaciona com o momento certo para o casal ter o primeiro filho. Poderíamos dizer que não existe momento certo ou errado para nada, e que as coisas acontecem quando tem que acontecer, mas não é bem por aí que teremos resultados satisfatórios...

O desejo é imprescindível, mas a transformação em grande vontade, depende de um conjunto de fatores:

1º - É isso que quero para mim nesse exato momento?
Raramente o casal se sente 100 por cento convencido. Às vezes, vemos um bebê lindo passeando com a Mãe. Nos dá vontade de pegar no colo e ter logo um. Mas, no dia seguinte, assistimos uma birra tremenda e pensamos: “Ainda bem que não é comigo!”, ou ainda: “Não sei o que faria nessa situação...” Todos passamos por isso.  

2º - Mesmo que seja, estou preparada para isso?
E esse preparada envolve questões como: emocionais, psicológicas, financeiras e acima de tudo responsabilidade. É importante que o casal sinta que está bem, numa fase positiva e que o entrar na fase de ser PAIS, seja o acrescentar de algo a essa vivência. É aconselhável que os casais previamente tentem imaginar como será a sua vida após o nascimento do bebê e que discutam como pensam organizar-se para realizar as novas tarefas que terão de cumprir, como por exemplo dar banho, mudar a fralda, levantarem-se durante a noite quando o bebê chorar, etc. Os estudos têm mostrado que algumas das dificuldades que os casais experimentam depois do nascimento do seu filho estão diretamente relacionadas com a forma como negociam e conciliam estas novas tarefas

3º - Até que ponto eu teria condições de criar essa criança?
Hoje o que mais vemos são crianças sendo cuidadas pelos Avós ou por Babás, o que acaba sempre trazendo complicações de todos os lados. Cada vez mais mulheres encontram satisfação na evolução das suas carreiras, o que torna a decisão de parar de trabalhar e ter um filho difícil. O casal precisa também pensar na forma como os seus compromissos profissionais irão causar impacto no relacionamento com o seu filho.
Filho é para ser criado e educado pelos Pais.

4º - Tenho condições financeiras para ter um filho?
Ninguém desmente que ter um filho tem consequências em qualquer orçamento, mas a dimensão das novas despesas também depende daquilo que o casal acha essencial. Vivemos numa era de algum perfeccionismo e vemos muitos casais adiando ter filhos porque tem que ter uma casa com todos os quartos que já imaginaram, o carro ideal, a casa de férias… Estão pouco disponíveis para abdicar de certas questões materiais.


Além do lado financeiro, há outros aspectos igualmente práticos que devem ser considerados. Mas o fato é que, emoção, razão e biologia, todas são chamadas para esta grande decisão.






Cada casal tem que descobrir o seu tempo de ser Pais. Sem regras.
Mas não dá vontade de ter uma dessas gostosuras???

Nenhum comentário:

Postar um comentário